13 Reasons Why

Confesso que durante meses me senti tal e qual uma adolescente, enquanto aguardava pela 2ª Temporada da série. As expectativas estavam elevadas e todas elas concentradas no Tyler Down (Devin Druid).
O fim da 1ª Temporada deixava antever uma 2º Temporada emocionante e cheia de temas polémicos mas (infelizmente) tão actuais na vida diária dos nossos adolescentes.
Apesar do desfecho ter tido como foco o Tyler  e querer deixar no ar uma vingança por parte do mesmo devido todo o bullying experienciado, rapidamente percebemos que a trama toda se irá desenrolar em torno de Jessica Davis (Alisha Boe) e na sua violação, que será o tema central de todo o enredo.
Jessica ganha finalmente coragem e decide denunciar Bryce Walker (Justin Prentice) a fim de que seja feita justiça e não repita o mesmo com mais ninguém. Afinal de contas ela não foi a primeira, nem Hannah Baker (Katherine Langford) a segunda! Há toda uma caixa cheia de fotografias polaroid que registam cada uma das victimas do Bryce como se de troféus se tratassem.
Com o seu testemunho, a discriminação racial e social – ainda que pouco aprofundado – é abordada e serve de desculpa inicial para a mesma não o denunciar.

Apesar de nesta temporada Hannah deixar de ser narradora, a personagem é mantida como subconsciente de Clay Jensen (Dylan Minnette) que por ter dando continuação ao relacionamento – subtilmente iniciado na temporada anterior – com Skye Miller (Sosie Bacon) começa a ter um enorme conflito interior em relação ao que sente, acredita e quer fazer. Chegando quase a desistir da sua enorme ‘cruzada’ em defesa da verdade e de Hannah.
img_0236
Através do julgamento poderemos ver para além do que Hannah quis contar e como uma história tem sempre duas versões e que fundadas ou não, existem sempre motivos inconscientes ou conscientes que nos levam a ter determinados comportamentos e atitudes perante os outros pois os ‘principais culpados’ do suicídio de Hannah têm a sua própria versão dos acontecimentos, tal como a opinião pessoal em relação as atitudes de Hannah e do seu comportamento ao longo do ano lectivo que antecedeu o trágico momento.
Ao protagonizar uma das cenas mais chocantes e explicitas da série – Tyler,  traz ao de cima temáticas actuais e recorrentes, como o Bullying o apoio psicológico e emocional deficitário existente nos dias de hoje.

Por sua vez Zach Dempsey (Ross Butler) e Courtney Crimsen (Michele Selene Ang) vêm levantar  questões há muito debatidas, tais como a pressão criada pelos pais nas expectativas que têm nos filhos, os efeitos que podem ter no bem estar psicológico dos adolescentes,até que ponto os mesmos abdicam de ser eles próprios  para não desiludirem os pais ou a sociedade em que estão inseridos, se é saudável a existência de toda essa pressão para se obter os resultados que desejamos para os nossos jovens, até onde não será isso o resultado do reflexo de tudo o que projectamos para nós enquanto adultos,entre tantas outras questões.

Apesar de ser uma série para adolescentes, é notório o papel social que a  série da Netflix quer ter ao abordar temas que são as grandes  preocupações dos pais [des]preocupados com os comportamentos dos adolescentes.
Com tanta necessidade de consciencialização, senti que a estória se começa a arrastar e se perde algures pelo meio. Cheguei mesmo ao ponto de achar que uma temporada era suficiente e que duas não acrescentou nada a estória, até ao momento em que acaba abruptamente com o Clay a assumir a culpa de Tyler nas suas intenções de um massacre no baile de finalistas.

E assim está lançado o mote para a 3ª temporada. Será que valerá a pena?!

One thought on “13 Reasons Why

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s